domingo, 22 de novembro de 2009

Entrevista com Diego de Lacerda da Agência A Priori DC

Para ilustrar a prática das propagandas nas redes sociais, trazemos em nosso blog uma entrevista com um convidado especial. Um dos sócios da Agência de Publicidade A Priori DC, Diego de Lacerda, nos conta um pouco de seus trabalhos, seus planos e sua opinião sobre as propagandas sociais.


Clubes On Line: Gostaria que me falasse um pouco de você, sua formação, idade, profissão, atividade atual, seus projetos e o que mais quiser nos contar.

Diego de Lacerda: Bom, meu nome é Diego de Lacerda Rosa. Sim, Lacerda do Thiago Lacerda e Rosa do Murilo Rosa. Tenho 23 anos, curso a faculdade
de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e descobri nesse curso a paixão da minha vida. Não, não é nenhuma mulher e sim o prazer e a satisfação de fazer comunicação. Trabalhei 3 anos em um laboratório de Biologia, o que pra mim foi ótimo pois descobri que odeio Biologia, o que fez me dedicar ainda mais nessa área maravilhosa. Montei uma empresa de informática. Fali uma empresa de informática. E há 2 anos abri mão da estabilidade e entrei nessa área que apesar de muito difícil é simplesmente fascinante e gratificante. Hoje sou sócio de uma agência de publicidade chamada A Priori Design e Comunicação, onde desenvolvo o trabalho de diretor de planejamento, que consome 25h do meu dia com muito prazer.


Clubes On Line: Me fala da sua visão geral das propagandas em redes sociais e relata sua opinião quanto a essa prática.

Diego de Lacerda: A Priori DC é uma agência que tem como visão ser uma agência sob medida, ou seja, ser uma agência que se adapte as diversas realidades do cliente, tanto financeira quanto filosófica. Isso faz com que as propagandas em redes sociais sejam muito freqüentes no nosso dia-a-dia. Um case de sucesso muito interessante é de um cliente nosso chamado Mania de Música, onde foi criado para esse cliente um perfil no Orkut, expondo seus produtos e divulgando sua marca com um espaço para críticas e sugestões dos seus usuários. Resultado: Hoje as vendas da loja aumentaram em 30% e 70% das vendas atuais são derivadas da internet. O presidente da McCann-Erickson disse em uma entrevista a seguinte frase: “Cada indivíduo é uma mídia.” E é exatamente assim que devemos pensar em relação as mídias sociais, onde cada indivíduo pode e deve ser estimulado a trabalhar para uma marca como uma mídia muito influente. Pesquisas mostram que 30% do que falam sobre uma empresa na internet não são dados “oficiais”, ou seja, não foram produzidas pela própria empresa e sim pelos usuários da web. Então devemos levar muito a sério as mídias sociais, pois elas hoje em dia têm uma influência muito grande na decisão de compra, pois os consumidores adotaram o hábito de pesquisar sobre a marca na internet, saber de experiências de outras pessoas e ter presença positiva em mídias sociais é de extrema importância para a boa relação da marca com seus públicos.

Clubes On Line: Acha que esse tipo de propaganda é modismo ou uma tendência que veio para ficar?

Diego de Lacerda: Em propaganda tudo é um risco, uns mais calculados outros menos. A propaganda na internet começou com um teste que deu certo e foram sendo copiados e aperfeiçoados. A evolução da internet trouxe consigo uma mudança de comportamento do consumidor, onde as pessoas têm a oportunidade de contar suas experiências sobre as marcas, não ficando mais passivas. As agências entenderam bem isso e hoje esse tipo de propaganda é de extrema importância no auxílio do monitoramento e nas relações da marca com seu público. Não podemos mais afirmar que esse tipo de propaganda é modismo e sim um canal muito eficiente que só tende a crescer junto com os avanços da internet.

Clubes On Line: Alguns profissionais da área ainda acham que a internet é mal explorada. Qual a sua opinião quanto a isso?

Diego de Lacerda: A internet é um mundo de possibilidades e assim como nosso cérebro, onde usamos, segundos estudiosos, apenas de 5 a 10% da capacidade total dele. Assim também podemos entender a internet. Quando achamos que não há mais o que acontecer na internet, vem uma nova tecnologia ou uma nova idéia e muda todo o rumo. Ainda temos muito que aprender com a internet, muito a evoluir e a explorar esse meio tão eficiente e misterioso.

Clubes On Line: Você já deve ter visto no orkut as diversas propagandas personalizadas de acordo com as características de cada profile. Você acha que essas propagandas são eficazes?

Diego de Lacerda: Sei muito pouco sobre essa forma de divulgação no Orkut, mas fico feliz em saber que há mais um meio onde as pessoas possam, de forma gratuita, divulgar seus serviços, produtos, conceitos e idéias. E o fato de oferecer aos usuários o que eles realmente gostam de consumir é fascinante. Levar até as pessoas somente o que elas desejam comprar é muito interessante, isso diminui a rejeição a seu produto, já que ele esta sendo oferecido a quem realmente tem interesse.

Clubes On Line: Qual a sua opinião sobre a publicidade em forma de depoimento pessoal que alguns blogueiros utilizam?

Diego de Lacerda: Acho válido. As pessoas buscam experiências antes de consumir ou concretizar a compra de um produto. Se uma pessoa, formadora de opinião, diz que experimentou e gostou de algum produto, com certeza essa mensagem chegará ao usuário com muito mais credibilidade. Propaganda é contar história e isso é feito de forma muito inteligente por blogueiros.

Clubes On Line: Acha que as propagandas em forma de marketing viral conseguem realmente criar demanda e fidelizar seu público junto as suas marcas?

Diego de Lacerda: Não sei se fidelizar seria o objetivo principal desse tipo de propaganda, mas criar demanda de forma muito rápida e barata sim. A função do viral é contar uma história e ser tão irresistível que as pessoas se sintam na obrigação de passar essa idéia a diante. Fazendo com que a marcar tenha menções surpreendentes na internet.

Clubes On Line: Se tratanto de internet, que tipo de publicidade que você considera mais eficiente?

Diego de Lacerda: Não se pode afirmar que tipo de publicidade é mais eficiente. Dependendo do problema do cliente a agência responsável tem que ter a sabedoria e a sensibilidade de achar o melhor meio ou canal para trazer as soluções para esse problema. Outro fator muito importante é a parceria entre agência e cliente para que se possa arriscar. Não me sinto habilitado para definir qual é o meio ou canal mais eficiente na publicidade na web.

Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a A Priori DC e os trabalhos do Diego de Lacerda, podem acessar sua página oficial: http://www.aprioridc.com.br/

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