segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Marketing Viral

Uma das propagandas mais conhecidas nas redes sociais é o marketing viral.
Com a popularização dos vídeos postados no You Tube, nasceu a idéia da utilização do marketing viral, onde empresas lançam ou patrocinam vídeos, normalmente com conteúdos divertidos ou sentimentais, de forma a serem divulgados através de uma rede social pré-existente, fazendo com que milhares de pessoas assistam sua campanha.
Vendo esse interesse dos internautas pelas redes sociais da web é que os profissionais de comunicação passaram a acreditar no viral como uma tendência, cuja campanha se bem elaborada, pode garantir o sucesso de uma empresa.
Mas para isso, não basta apenas postar um vídeo no You Tube para que vire sucesso entre os internautas, existe uma preparação estratégica para o lançamento de um viral e sua disseminação espontânea. São essas estrategias que fazem um vídeo virar sucesso de campanha e conquistar consumidores, como foi o caso da Coca-Cola com a campanha Abra a Felicidade e a campanha retirada do ar, mas que fez sucesso na internet, da Havaianas, que souberam aproveitar bem esse marketing para agregarem mais consumidores as suas marcas.


Para ficar por dentro desse assunto, conheça mais:
http://atblueskies.wordpress.com/2009/04/09/101-virais-brasileiros/
http://www.mestreseo.com.br/redes-sociais/marketing-viral-cases-dicas-tipos


Livro recomendado sobre o assunto abordado:
Buzz. A Era do Marketing Viral. Marian Salzaman, Ira Matathia e Ann O'Reilly. Ed. Cultrix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário